Áreas de atuação
Linguagem
A Comunicação é uma especialidade que se dedica aos aspectos relacionados à comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento ocorre desde a infância até a vida adulta. Aqueles que possuem problemas de comunicação, tanto na expressão quanto na compreensão, podem enfrentar dificuldades em sua integração social e profissional.
Motricidade orofacial
A Motricidade Orofacial é uma especialidade na qual o fonoaudiólogo tem como objetivo habilitar ou reabilitar funções essenciais, tais como respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala. Com isso, busca-se proporcionar condições de vida e comunicação mais satisfatórias aos pacientes.
Gerontologia
A Gerontologia é uma área importante da Fonoaudiologia, na qual o profissional especializado tem como atribuições a promoção da saúde do idoso, bem como a prevenção, avaliação, diagnóstico e habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz nesta população.
Disfagia
A disfagia consiste em uma alteração do processo de deglutição, seja de alimentos ou saliva, e não se trata propriamente de uma condição clínica, mas de um sintoma que denota dificuldades no ato de engolir, decorrentes de diversas causas, entre elas: traumas na região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer na região da cabeça e pescoço. Cabe ressaltar que o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar os transtornos relacionados à deglutição, sendo o responsável pelo diagnóstico e intervenção terapêutica da disfagia.
Audiometria
A comunicação oral é adquirida por meio da audição que, muitas vezes, é influenciada por fatores externos. Doenças durante a gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos e exposição a ruídos intensos são alguns exemplos que podem ocasionar alterações auditivas. Tais condições podem comprometer significativamente a qualidade de vida do indivíduo ao afetar sua capacidade de se comunicar adequadamente. É importante estar atento e buscar acompanhamento médico regularmente para prevenir e tratar problemas relacionados à audição.
Educacional
A especialidade de Fonoaudiologia Educacional compreende uma ampla gama de conhecimentos específicos e práticas que visam aprimorar e prevenir alterações relacionadas à audição, linguagem (tanto oral quanto escrita), motricidade oral e voz. Nesse sentido, o especialista nessa área possui expertise para atuar em situações que propiciem a promoção desses aspectos, otimizando o processo de ensino e aprendizagem.